top of page

Já tenho uma ideia de negócio, e agora?

  • Lidia Namuto
  • 3 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

Olá minha pinkies poderosas, espero que todas estejam bem, cheias de energias positivas crentes que apesar de todos os obstáculos, tudo dará certo no final.

Já tenho uma ideia de negócio, e agora? O post de hoje è o primeiro post dentro do estágio II do Pink Power, ou seja “Super Girl”, no primeiro estágio trabalhamos a personalidade onde definimos o empreendedorismo e os tipos existentes , por forma a podermos identificar em nós mesmas a presença ou não deste “espírito”, vimos também o efeito da ovelha negra que fica sobre a importância de ser e pensar contra a marè, e usar este factor por forma a projectar o nosso sucesso pessoal.

O estágio Super Girl será o mais longo, de todos aqui iremos ter o suporte de especialistas em direito comercial, contabilistas, centros de formação, bancos e afins, no Super Girl passamos a componente prática, è onde queremos que os projectos saiam do papel, obviamente a materialização dos projectos depende apenas de ti, mas nos queremos poder guiar-te e ajudar-te por forma a ajudar-te na concretização dos teus sonhos...so, just do it

Eis que segue a to do list:

  1. Informação- antes de dar início a qualquer ideia de negócios, è preciso pesquisar sobre essa ideia, auto questione-se, há quem já tenha tido a mesma ideia? Se sim, como esta a desempenhar a ideia? O que diz a lei sobre a minha ideia? Podes obter informação lendo revistas de negócios como a Exame, Capital, lendo jornal, poderia citar a internet mas nem todas as fontes são fidedignas ou funcionais, melhor è ir aos organismos públicos respeitantes a área ou sector onde a tua ideia insere-se, mais um link funcional è o http://www.portaldogoverno.gov.mz/, ai poderas ao menos saber onde estao localizadaqs as intituiçoes as quais procuras obter informaçao.

  2. Mapa de necessidades - numa folha Excel, discrimina as tuas necessidades, ter uma planilha organizada irá permitir-te guiares-te melhor e organizares melhor as tuas ideiass, encontras boas ferramentas no programa da Microsoft: https://www.business-in-a-box.com/docs/?q=business-document&a=business-in-a-box&s=google&c=world&gclid=CjwKCAjww6XXBRByEiwAM-ZUIOmmhwb65ihuS23Y-eLfSNJtt7w-cmKdqn1LZrw9Gj1TEBO0t8AvRRoCrYMQAvD_BwE aí poderas encontrar muitos modelos e exemplos de business plans, mapas de necessidade, criaçao de perfil da empresa de acordo com a área que escolheres, caso não consigas fazer o download do programa podes contactar-me que irei partilhar contigo o ficheiro que tenho.

  3. Investimento - claramente tu tens as tuas poupanças, de acordo, mas acredita, isso pode ser apenas 5% de tudo o que realmente precisas, provavelmente terás que pedir um financiamento ou ponderar celebrar uma parceria ou firmar uma sociedade, existem nos bancos, ONG's e empresas privadas programas de apoio a mulheres empreendedoras, tenho conhecimento que o banco BCI possui um cartão de crédito denominado BCI NEGÓCIOS MULHER EMPREENDEDORA, eis o link para mais informações, https://www.bci.co.mz/Empresas/CartaoMulherEmpreendedora.html, existe tambèm a Incubadora do Standard Bank http://www.standardbank.co.mz/pt/Noticias/Para-alavancar-empreendedorismo-Standard-Bank-abre-Incubadora , sita na Av Sociedade de Geografia n°83? Edificio Maryah na Baixa da Cidade, la poderas encontrar apoio e suporte na realização de business plans, e organização para planificaçao da criação da tua empresa, eles tambem possuem salas para reuniões as quais podes usa-las caso neessites através de agendamento prévio.

Então, mãos a obra e bora lá criar e produzir.














Коментарі


©2018 BY PINK POWER. PROUDLY CREATED WITH WIX.COM

bottom of page