top of page

Empreendedorismo, palavra tão popular, falada por tanta gente, mas o que é isso?

  • por Lídia Namuto
  • 27 de mar. de 2018
  • 3 min de leitura

Oi bossies,

Primeiro post onde interajo com vocês, espero que gostem, comentem e partilhem.

Matéria de hoje é sobre o empreendedorismo, é uma palavra muito falada nos nossos dias, muito popular, mas o que é verdadeiramente o EMPREENDEDORISMO?

O conceito "Empreendedorismo" é um conceito antigo por entre os economistas, porém este fora popularizado em 1945 pelo economista Joseph Schumpeter, como sendo a base de sua teoria da Destruição Criativa, o autor define o empreendedor como alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, e capitalista, que consegue reunir recursos financeiros, organizar as operações internas e realizar as vendas da sua empresa, Schumpeter vai além e amplia o conceito refere que "o empreendedor é a pessoa que destrói a ordem económica existente graças à introdução no mercado de novos produtos/serviços, pela criação de novas formas de gestão ou pela exploração de novos recursos, materiais e tecnologia", desta forma, os empreendedores "não são simplesmente provedores de mercadorias ou de serviços, mas fontes de energia que assumem riscos em uma economia em constante transformação e crescimento." (CHIAVENATO, 2007, p.18).

Agora que já sabes o que é o empreendedorismo, a questão é serei eu (tu) uma empreendedora? A minha resposta é SIM, claro que és, toda a mulher que para além de ter tido uma ideia fantástica e inovadora dentro de uma área comercial ou tecnológica, está a fazer algo para desenvolver ou materializar essa ideia ela já é uma empreendedora, usando as palavras de Schumpeter "destruição criativa", o empreendedor é aquele que de alguma forma vê no "caos" uma oportunidade de fazer diferente, superando as adversidades e destacando-se dos demais pela criação e um produto ou serviço, inovador, o empreendedor não só cria como transforma, é aquele que vem romper com o tradicional e introduzir o "avant-garde" , o contemporâneo.

Como funciona a cabeça do empreendedor, pense no que já existe, no que é sucesso e torna isso em um produto mais "sexy", somos mulheres quem melhor que nós para dar brilho ao que já parecia ser opaco?

Ora vejamos, a titulo de exemplo: a Tia Maria faz badjias há anos na mesma esquina toda gente gosta das suas badjias, porém ela esta ali, faz a receita para cada dia e o seu negocio não prospera, certo dia surge a Sara, que cria um novo produto badjias gourmet, com recheios de carne e legumes e molhos saborosos, e a Sara junta recursos e abre um café gourmet, o que fez a Sara? A Sara, ao abrir um café, vende não só badjias como outros produtos associados a este, faz o pão no seu café assim o pão é quente e a badjia fresquinha, tem mais clientela que a Tia Maria pois por questões de higiene certos clientes preferem comprar as badjias no seu café por ser limpo e organizado. A Sara, primeiro viu (visão) uma oportunidade em produto muito simples e conhecido por todos de gerar receitas e lançar um produto diferente de todos os existentes no mercado, dedicou tempo no desenvolvimento do seu produto ( recursos), organizou a sua estratégia de materialização do seu projecto (planejamento) e mais que tudo foi ambiciosa e atreveu-se a fazer diferente, inspirem-se na Sara.

Entrepreneur Action Plan

Existem vários tipos de empreendedores, sendo, o empreendedor nato, o empreendedor que aprende, o serial, o corporativo e o social, destes, o mais popular é o empreendedor nato, compreendendo pessoas que começaram a trabalhar desde cedo com poucas condições e acabaram criando grandes empresas.

Tenho para mim que, todos temos as mesmas possibilidades e capacidades de empreender e vencer, contudo tal desejo dever ser acompanhado de uma grande vontade de vencer, baseada no foco, trabalho, organização e planejamento, tens tudo dentro de ti, explora, atreve-te, arrisca e aposta em ti... :)

Beijinhos até o próximo post

Comments


©2018 BY PINK POWER. PROUDLY CREATED WITH WIX.COM

bottom of page